Laboratório de Automação e Controle

INÍCIO
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PESQUISA
DOCENTES
PROJETOS
LABORATÓRIOS
CONTATO



O CICLO BÁSICO
A ÊNFASE AUTOMAÇÃO E CONTROLE
ESTRUTURA CURRICULAR E DISCIPLINAS OFERECIDAS

Graduação: A Ênfase Automação e Controle
Introdução
Dentre os ingressantes na Escola Politécnica selecionados para a habilitação em Engenharia Elétrica, ao final do segundo ano até 35 alunos são selecionados para a ênfase em Automação e Controle.
O curso de Automação e Controle é oferecido no formato semestral, como a maioria dos cursos da Escola. O pressuposto básico desta ênfase é que Automação e Controle são atividades multidisciplinares, congregando ideias e pessoas originárias das mais diversas áreas da atividade intelectual humana. Explicar as origens das técnicas modernas é resgatar os conceitos biológicos clássicos de meio interno e de realimentação, remetendo-nos a Norbert Wiener e John Von Neumann.
Não há, também, como esquecer o regulador de Watt, origem dos sistemas de controle mecânico de posição e de velocidade, cada dia mais sofisticados e aplicados a tudo que se possa pensar na sociedade moderna: robôs industriais, veículos automotivos, cirurgias automatizadas e não invasivas, antenas de rádio-telescópios, satélites de telecomunicações, instrumental agrícola de preparo de lavoura e colheita.
O processamento e a transdução de sinais levam as aplicações ao limite do antes inimaginável: controle digitalizado de concentração de reagentes e catalisadores em plantas químicas, de pressão em aplicações industriais de grande porte, de temperatura em processos de bioengenharia, de marcha em pacientes com lesões medulares, dando ao ser humano perspectivas de melhoria na qualidade de vida jamais pensada.
Há até quem acredite na possibilidade de controlar valores dos papéis que, dia-a-dia, são comprados e vendidos nas bolsas de valores de todo o mundo. Assim, não há como estabelecer um currículo rígido, embora seja necessária uma formação básica forte, enfatizando os aspectos físicos e matemáticos dos mais diversos processos, pertencentes às várias áreas de interesse.
Pensando na base comum necessária esta ênfase foi estruturada com um conteúdo obrigatório de disciplinas básicas de tanto de Engenharia Elétrica como de Automação e Controle, tais como: Eletromagnetismo, Conversão Eletromecânica de Energia, Controle Linear Mono e Multivariável, Controle Não-Linear, Controle Digital, Modelos Probabilísticos, Sistemas e Sinais, Redes de Computadores, Engenharia de Software, Engenharia de Comunicações e Engenharia de Sistemas de Energia.
Além disso, encarando o aluno como sujeito do aprendizado, permitimos a escolha de 24 créditos em disciplinas optativas livres que, sob supervisão de um tutor, podem ser cursadas nos diversos departamentos da EPUSP e/ou em outras unidades da USP.
Garante-se, assim, um formando pronto para enfrentar o multifacetado mercado de trabalho, com base forte em Engenharia Elétrica e com formação diversificada de acordo com seus interesses pessoais, aproveitando a riqueza de cultura proporcionada por nossa universidade.

O histórico
O grande progresso na automação de processos industriais ocorrido em nosso país em meados dos anos 80 demandou, no âmbito do então Departamento de Engenharia Elétrica da EPUSP, a criação de curso multidisciplinar destinado à formação de engenheiros que respondessem adequadamente ao novo perfil profissional exigido.
Assim, a partir de 1988 a EPUSP começou a formar alunos na chamada “Ênfase em Automação e Controle”, trabalhando conteúdo matemático e físico específico da área e, além disso, permitindo que cada um deles desse vazão a seu interesse intelectual específico, frequentando matérias de livre escolha, dentre as oferecidas pelas diversas unidades da USP e pela própria EPUSP.
O resultado desse período de trabalho é um contingente considerável de engenheiros trabalhando em controle e automação nas indústrias química, alimentícia, mecânica, elétrica, aeronáutica, metalúrgica e de telecomunicações. Dentre eles, muitos conciliaram a indústria aos estudos acadêmicos, realizando cursos de mestrado e doutorado com sucesso.
Dentro do Laboratório de Automação e Controle (LAC), a filosofia de motivar o aluno a frequentar nossos espaços e projetos de pesquisa levou à formação de vários engenheiros que, hoje, exercem a carreira docente em nosso curso, em outras habilitações da EPUSP e em unidades similares nas principais escolas de engenharia do Brasil.
Iniciamos, agora, o aprimoramento de nossa experiência buscando desenvolver os interesses pessoais e a criatividade de nossos estudantes, dentro de uma formação básica sólida. Enfim, combinar tradição com modernidade é a realidade diária dos alunos e docentes da Ênfase de Automação e Controle.


A proposta pedagógica
Desde sua concepção, a Ênfase em Automação e Controle pretendeu formar um profissional com ampla visão de Engenharia Elétrica, embora focado no uso das técnicas modernas de Engenharia de Controle.
A proposta pedagógica aqui apresentada inicia-se quando o aluno, ao completar o quarto semestre, ingressa na ênfase e, imediatamente, passa a ter contato com os professores do LAC que, em conversas e reuniões, expõem suas áreas de atuação, proporcionando uma primeira visão do trabalho do futuro engenheiro.
Nesse momento, cada aluno deve escolher um tutor que o guiará durante o processo subsequente de escolha de disciplinas optativas livres e de condução de seu projeto de formatura, trabalho central de sua formação e composto de acordo com a conciliação dos interesses individuais do aluno e coletivos do LAC, em conjunto com as diversas indústrias que, eventualmente, nos apóiam logística e financeiramente.
Assim, guiado pelo tutor, o aluno frequenta disciplinas obrigatórias distribuídas nos seguintes grupos:
·        Noções Gerais de Mecânica das Estruturas
·        Termodinâmica e Transmissão de Calor
·        Noções Gerais de Mecânica dos Fluidos
·        Eletrônica
·        Eletrônica Digital
·        Sistemas, Sinais e Comunicações
·        Computação
·        Sistemas de Energia
·        Controle Linear
·        Controle Não Linear
·        Modelos Probabilísticos
·        Otimização
·        Automação
Essas disciplinas dão ao aluno formação geral de Engenharia Elétrica e de Automação e Controle, habilitando-o a trabalhar nas diversas opções oferecidas pelo mercado de trabalho ao engenheiro eletricista e, em particular, ao engenheiro de automação e controle.
A esse conteúdo acrescem-se as disciplinas optativas livres, que podem ser cursadas em qualquer unidade da USP, complementando a formação científica, profissional e humanística, de acordo com o perfil individual do aluno.
As disciplinas optativas livres oferecidas na área de Automação e Controle abrangem as atividades básicas da ênfase: Robótica, Controle de Processos, Automação de Processos e Automação da Manufatura, além de Engenharia Biomédica. 

Objetivos do curso
O objetivo estratégico da ênfase em Automação e Controle é consolidar uma estrutura curricular flexível que, ao mesmo tempo em que exige forte formação nas matérias específicas teóricas e tecnológicas, possibilita uma visão diversificada das diversas áreas dentro da Engenharia Elétrica.
Os processos pedagógicos foram fundamentados em uma combinação de atividades participativas dos alunos, de aulas expositivas e de atividades em laboratório, visando imprimir ao currículo uma visão orientada a projeto, para permitir uma atuação ampla do profissional assim formado.